Oceanix Busan: A Cidade Flutuante Contra Mudanças Climáticas

Cidade Flutuante Oceanix Busan

A Cidade Flutuante

Projetos de arquitetura flutuante têm ganhado destaque nos últimos anos, desde fazendas de gado leiteiro até hotéis de luxo que geram eletricidade girando na água.

Agora, a atenção está voltada para a Oceanix Busan, um protótipo de cidade flutuante na Coreia do Sul que se adapta ao nível do mar para abrigar refugiados climáticos.

Espera-se que esta cidade esteja concluída antes de 2030, coincidindo com a Expo Mundial de 2030, que Busan aspira sediar.

Oceanix Busan - Vista aérea de longe
Oceanix Busan – Vista aérea de longe

Busan é a maior cidade portuária da Coreia do Sul.

Na Oceanix Busan, serão estudadas quais tecnologias poderiam ser extrapoladas para outras cidades litorâneas com escassez de terrenos.

Em teoria, este “laboratório flutuante” ocupará uma área de 60 mil metros quadrados e terá três módulos hexagonais.

Das 900 pessoas que poderão morar nelas, 300 farão parte de um projeto piloto no qual serão coletados dados para verificar se a cidade é habitável e sustentável.

Por exemplo, vão medir quanta energia consomem, quanto lixo geram e se são 100% recicláveis.

Seus idealizadores garantem que, nesse caso, essa cidade poderia se transformar para abrigar 10 mil pessoas.

Oceanix Busan - Vista aérea aproximada
Oceanix Busan – Vista aérea aproximada

O local escolhido para construir esta cidade flutuante é perfeito, segundo Daniel Sundlin, sócio do Bjarke Ingels Group (BIG): “Fica perto da cidade, mas tem águas relativamente profundas.”

Este estúdio de arquitetura se encarrega de desenhar o protótipo em conjunto com a Samoo — do grupo Samsung — e a Oceanix, empresa especializada em estruturas flutuantes com sede em Nova York.

O projeto será realizado com a ONU. As três plataformas flutuantes seriam conectadas ao terreno por meio de pontes.

Para construir sua parte inferior, seria usado “biorock”, um material que pode ser benéfico para a restauração de recifes de corais e ecossistemas marinhos.

“As plataformas fornecem superfícies vivas regenerativas que criam habitats que filtram e limpam a água poluída do porto”, diz a Oceanix em seu site.

Oceanix Busan - Vista subaquática.
Oceanix Busan – Vista subaquática.

No papel, tudo parece promissor: energia de fontes renováveis, veículos elétricos, agricultura urbana baseada em plantas e sistemas de coleta e filtragem de água.

Além da habitação, haverá áreas dedicadas à pesquisa, supermercados e “ruelas íntimas repletas de vendedores locais de comida, artesanato e livrarias”.

A empresa vislumbra um local dos sonhos: “Uma casa para residentes e um destino incrível para visitantes que adotam um estilo de vida sustentável”.

Muitas informações sobre esta cidade flutuante ainda são desconhecidas, como os detalhes técnicos do projeto, o custo real ou se existem planos para evitar danos ao ecossistema marinho.

A construção da cidade flutuante Oceanix Busan está prevista para realização entre 2025 e 2028 e seu orçamento é estimado em 600 milhões de dólares.

Uma das praças em Oceanix Busan
Uma das praças em Oceanix Busan

Busan é uma das cidades candidatas a sediar a Expo 2030 e a Samsung, empresa sul-coreana que representa 20% do PIB do país, pretende aproveitar o evento para apresentar algumas de suas tecnologias.

Busan compete com Roma (Itália), Riade (Arábia Saudita) e Odessa (Ucrânia). Se for eleita, a Coreia do Sul prevê investir 5,73 milhões de dólares na construção do Oceanix Busan, remodelação do Porto Norte e outras obras.

Ilhas artificiais em Nova York e cidades futuristas Cidades flutuantes como Oceanix Busan estão no imaginário coletivo há décadas.

Várias iniciativas aspiram expandir Nova York para o mar com ilhas flutuantes artificiais e autossustentáveis.

Oceanix Busan - Ponte vista ao fundo
Oceanix Busan – Ponte vista ao fundo

Os mais críticos desses projetos questionam justamente a falta de detalhes para que possam seguir em frente.

O projeto de Busan é muito comparado a NEOM City na Arábia Saudita, que deveria abrigar uma cidade futurística sobre a água chamada Oxagon.

Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco que o futuro nos reserva quanto a projetos inovadores, como este da cidade flutuante de Busan.

Veja outros artigos sobre Arquitetura clicando aqui.

Quer ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão? Não perca nenhum conteúdo do nosso Blog!

Siga-nos no Canal do WhatsApp e/ ou no Google News para receber notificações instantâneas assim que nossos artigos forem publicados.

Seja o primeiro a acessar informações exclusivas, dicas úteis e conteúdos envolventes.

Não deixe essa oportunidade escapar, junte-se a nós agora mesmo e esteja sempre atualizado!

#FiquePorDentro #NotíciasEmPrimeiraMão

Até a próxima!