Fico com o SketchUp ou parto para o Blender?

Observo nas redes algumas pessoas criticando o SketchUp como modelador 3D para trabalhos na Unreal Engine 4. Dentre vários questionamentos como mapeamento UV, tratamento da malha, o que mais chama a atenção é o questionamento quanto ao SketchUp não ser um software free.

Observo como essa geração é uma “geração free”. Tudo bem que o iniciante não possui recursos de imediato e vai acabar correndo atrás do que for melhor custo benefício para ele. Aliás, custo não, apenas benefício.

E quanto ao aprendizado do software, usuários já com nível intermediário preferem continuar aprendendo garimpando tutoriais pela internet ao invés de investir em algum curso. Tanto o software quanto o aprendizado “tem que ser free!”

É fato que nós usuários de nível intermediário ou avançado volta e meia nos depararemos com algum tutorial ou vídeo de alguém que repassou o que aprendeu de um assunto específico. Estaremos sempre em busca do conhecimento.

Mas quando se trata de aprender “a base”, nada melhor do que você encontrar vários temas sendo ensinados em um único curso. Neste caso você não precisa perder tempo em busca de tutoriais para aprender o essencial.

No final das contas, o que vale quando o cliente solicita um pedido é quanto tempo você leva para atendê-lo. O cliente não vai querer saber qual software foi utilizado pois ele espera mesmo é ser atendido.

Com frequência o Mercado pede conteúdos em Realidade Virtual, com Óculos VR ou sem ele, seja Imagem Imersiva 360º ou Tour Virtual Interativo e, com isso aumenta-se a necessidade de nós, profissionais de Visualização Arquitetônica (ArchViz), nos especializarmos cada vez mais em softwares denominados “engines”, já que possuem variações de outputs em uma mesma plataforma.

Qual o objetivo deste post? Motivar você, usuário do SketchUp que está “paquerando” a Unreal e está com dúvidas ou questionamentos. Seja você designer de interiores, arquiteto ou estudante de arquitetura, ou até mesmo designer de produto.

A Unreal Engine está em constante evolução para o mercado de ArchViz e você não precisa abandonar seu modelador 3D para trabalhar com ela. Se você deseja dar os primeiros passos da jornada de novos conhecimentos, assista gratuitamente o Minicurso de Unreal Engine 4 no YouTube.

Por que devo aprender a Unreal Engine se eu já uso o V-Ray e o Lumion? Ora, um Unreal Engine oferece uma variedade de saídas, entre elas Tour Virtual Interativo, totalmente personalizável, além de renderização em tempo real de altíssima qualidade e gráficos “insanos”. E o melhor: Ela é grátis!!

E o SketchUp? Nada mais nada menos que o software mais utilizado pela grande maioria dos arquitetos, pela sua velocidade de edição de modelos 3D arquitetônicos e pela vasta biblioteca do 3DWarehouse já no seu formato.

Gostou deste artigo? Deixe-nos saber nos comentários.