Este ano, as tendências emergentes parecem ser consistentes na maioria das plataformas – uma ocorrência incomum no mundo do design de interiores.
Designers de todo o mundo parecem estar reconhecendo padrões semelhantes nas preferências de clientes e consumidores com narrativas sólidas e consistentes que percorrem paletas, materiais e formas.
No geral, não é preciso dizer que nos últimos dois anos vimos a estética do design de interiores se tornar mais ousada, brilhante e corajosa, embora essa tendência esteja surgindo lentamente há algum tempo antes de 2020.
Em 2022, provavelmente veremos o ponto culminante dessa bravura nas lojas e caixas de entrada à medida que os desenvolvimentos de produtos atingem suas fases finais e uma enxurrada de designs empolgantes e incomuns são lançados em todo o setor de design e adotados em projetos ao longo do primeiro trimestre do ano.
Paleta de Cores
A cultura popular desempenha um papel considerável nas tendências emergente, e se, como a maioria do mundo, você passou os últimos 20 meses absorvidos na infinidade de filmes e programas de televisão excepcionais que foram lançados, você deve ter notado uma estética familiar.
Tanto na tela grande quanto na pequena, as imagens retrô reinaram supremas. Mais especificamente o design dos anos 60, 70 e 80 dominou os cenários e figurinos de algumas das produções mais populares, começando com a “dramédia” inspirada em Manson de Tarantino em 1969, Era Uma Vez em Hollywood em 2019.
Posteriormente, no ano passado, a série de sucesso da Netflix Sex Education olhou para os anos 80 para os guarda-roupas de seus personagens e para a casa norueguesa do personagem principal Otis.
Da mesma forma, a personagem de Jenna Coleman no drama da BBC The Serpent tornou-se um ícone de estilo graças à inspiração retrógrada de seu departamento de figurino.
Enquanto House of Gucci , de Ridley Scott, mergulhou profundamente na ilustre natureza da época, e o impressionante thriller de Edgar Wright, Last Night in Soho, capturou perfeitamente o estilo vivaz da época.
A paleta de cores proeminente na decoração deste ano é absolutamente influenciada pela nostalgia dos anos 70; parece que todas essas referências, encontradas em todo o nosso cinema mais assistido, tiveram um impacto profundo nas escolhas de design.
A cor Pantone do ano passado, Illuminating (Pantone 13-0647 TCX), abre caminho para outro tom vibrante e ensolarado: Girassol (Pantone 16-1054 TPX). Já estamos vendo essa tonalidade laranja predominar em todas as áreas do design.
Enquanto isso, as cores pastel de eucalipto de 2021 estão caindo em desuso. Os verdes primários tradicionais, como o Kelly Green (Pantone 16-6138 TCX), estão mais em sintonia com as preferências brilhantes e ousadas deste ano.
A cor do ano de 2022 da Pantone pegou muitas pessoas de surpresa, com um lilás brilhante, Very Peri (Pantone 17-3938), é a principal escolha para o próximo ano.
Materiais
A materialidade em 2022 parece se alinhar com o palete que vemos – ousado e antigo. Tons de marrom estão definitivamente de volta com um estrondo, estendendo-se às preferências de móveis. Noz e teca devem fazer um retorno ainda mais significativo este ano.
Enquanto isso, pinho, compensado e madeiras mais leves – todas adoradas pelos minimalistas – devem ser menos pronunciadas nos esquemas.
Felizmente, os materiais naturais ainda serão preferidos para obter tons mais profundos, e os grãos laminados fortes que eram típicos dos anos 70 provavelmente não serão preferidos aos produtos de madeira genuínos (e esperemos que continue assim!).
A textura também deve desempenhar um papel importante este ano. Embora os padrões agressivos de eras passadas possam ser demais para algumas pessoas, cores planas simples podem não ser suficientemente ousadas.
Encontrar um meio feliz, cores de bloco texturizadas oferecerá um compromisso equilibrado que provavelmente será muito procurado. Tapetes esculpidos em formas incomuns e tapeçarias multifacetadas serão marcas registradas deste estilo fortemente.
Além da cor e da textura, mais notavelmente, os materiais de 2022 explorarão novas soluções sustentáveis. À medida que examinamos nosso impacto ambiental, materiais com texturas naturais e fibras sustentáveis se tornarão comuns em nossos interiores.
Um aumento de compósitos recém-fabricados compostos de materiais descartados e resíduos não estará apenas presente em produtos individuais, mas também será encontrado nas embalagens em que chegam.
Forma
Ao longo de 2021, observou-se geralmente que as tendências de alfaiataria se tornaram mais relaxadas. Parece que ternos e gravatas – em sua maioria – viram seu dia, enquanto os saltos altos, sem dúvida, abriram caminho para tênis chiques.
Em nossas vidas domésticas, o estresse e a ansiedade tornaram-se partes desenfreadas da vida cotidiana e, portanto, os gritos individuais de conforto estão se refletindo em nossa pessoa e em nossos lares. O conforto é rei.
Uma tendência a ser transportada a partir do final de 2021 são curvas suaves, arcos e silhuetas arredondadas. Todos serão favorecidos em 2022. Acabamentos de parede, móveis, acessórios, iluminação e até mesmo layout e elementos estruturais, como portas, adotarão uma aparência mais curvilínea.
O que está fora
Boucle – Principalmente visto em branco e creme, a inviabilidade desta escolha de tecido popular nunca duraria muito.
Plantas abertas – A privacidade e o espaço silencioso tornaram-se mais procurados do que nunca. Começaremos a ver uma mudança de volta para espaços segmentados mais tradicionais em casa e nos escritórios.
Cinza – Vários tons de cinza estão saindo há algum tempo, principalmente com os entusiastas das cores, mas este ano vê até os tons de cinza mais pálidos negligenciados por neutros muito mais quentes, beges e caramelos.
Gostou dessas dicas? Não esqueça de curtir.